A Globo e o Google anunciaram nesta quarta-feira (7) uma parceria inédita no mundo, permitindo que o canal tenha acesso a tecnologias da gigante americana e ofereça uma nova experiência aos clientes no consumo de TV, deixando ela mais “fluída”.

A emissora poderá usar serviços de armazenamento na nuvem, tendo o Google como um catalisador de inovação, além de modernizar suas operações. Com a tecnologia, o conglomerado brasileiro quer atingir novos recordes de votações do BBB .

“Nos últimos anos, mergulhamos profundamente em nossos processos, para que a empresa estivesse de fato preparada para os muitos desafios do futuro. Esta parceria estratégica para a Globo, que sintetiza alguns dos principais pilares da nossa a nossa transformação, como foco no público, gerenciamento de dados, parceria para inovação e novos modelos de negócios. Neste sentido, acreditamos que o Google Cloud nos oferece a melhor solução para enfrentarmos esses desafios, trazendo inovação e também ganhos de escala e de eficiência para a nossa operação”, explica Jorge Nóbrega, presidente-executivo da Globo, em nota enviada para a imprensa.

O provedor de nuvem vai auxiliar a Globo a utilizar tecnologias que aceleram a transformação digital da empresa, modernizando operações e potencializando tecnologias, deixando a experiências dos clientes mais segura e confiável, segundo a empresa.

O acordo tem sido tratado como uma grande inovação, já que elas vão trabalhar para buscar soluções inéditas no mercado. Esse tipo de parceria é comum entre o Google e conglomerados dos setores financeiro e automotivo, entretanto, ela nunca havia fechado um contrato deste tamanho com um canal de comunicação.

A parceria das duas empresas não vai atingir apenas a TV aberta, uma vez que as ações estarão ocorrendo no Globoplay e os portais de notícias da Globo. A intenção da emissora é deixar seu streaming mais fluído e com capacidade para o efeito rajada – quando acontece uma quantidade enorme de acessos simultâneos, por exemplo após o fim do BBB21 ou de uma novela.

O aplicativo também será nativo nos televisores com o sistema operacional Android, ou seja, terá uma tecla de acesso direto ao Globoplay no controle remoto e será possível migrar da TV aberta para o streaming de maneira fácil e sem precisar apertar diversos botões. Nenhuma emissora do mundo consegue fazer isso.

Fonte: G1
Foto: Divulgação